3ª ETAPA DO TRILHO DOS PESCADORES, DE VILA NOVA DE MILFONTES A ALMOGRAVE
Um percurso que começou numa travessia de barco, a etapa mais curta de toda a caminhada e a boa tarde de praia que finalmente cheguei
PUBLICADO A 6 DE OUTUBRO DE 2020 | VIAGEM A 30 DE AGOSTO DE 2020
Depois de um dia a trilhar 20 km quase sempre por areia até Vila Nova de Milfontes, admito que tinha algum receio para este dia. Foi por isso que fiz a minha primeira batota neste trilho até Almograve.
Um percurso que seria de 15,5 km, simplifiquei para menos 4 km. Felizmente, existe um barco que leva os visitantes desta região até à Praia das Furnas. Esta praia faz parte do percurso do Trilho dos Pescadores e então são muitos os caminhantes que aproveitam esta vantagem para não terem de andar muito. Foi exactamente o que fiz.
Esta etapa começa da melhor forma com percursos muito compactos e alguma vegetação que permite proteger do sol. Os declives também são mínimos e além disso as paisagens continuam deslumbrantes. Durante o percurso há mesmo muita sombra mas o pior são os últimos quilómetros feitos pela areia. De qualquer forma, nada se compara ao dia anterior e por isso se tirarmos os últimos quatro quilómetros até Almograve, este troço é perfeito!
Almograve
A chegada a Almograve não foi fácil por causa do calor mas naquela que foi a etapa mais curta e onde ia ter maior tempo para descansar, não podia ter pedido melhor. Se tivesse de identificar esta pequena vila, eventualmente diria que podia estar na presença de uma pequena estância balnear do Algarve onde apenas a praia interessa.
Ainda que as casas brancas com retoques amarelos e azuis e a presença de muitos indianos e vietnamitas sejam uma constante nesta vila, são poucas as atenções que sobressaem deste lugar. Mas isso não é mau, pelo contrário, foi perfeito para relaxar e não ter de pensar em mais nada. Aqui também consegui ter um dos melhores dias de praia que só terminou com o pôr-do-sol.
Basicamente, é isto… Almograve é uma vila muito pacata que não precisa de muito mais do que uma praia para sermos felizes. Finalmente, ao terceiro dia tive a tarde de praia que não consegui apanhar nos outros dias (sem vento). Ao ritmo a que andava, posso mesmo dizer que foi o dia que sempre quis ter, com muita paz e tranquilidade depois de uma grande caminhada.
GOSTASTE DESTE ARTIGO? PARTILHA NAS REDES SOCIAIS
PLANEIA A TUA VIAGEM
Aqui encontras as ferramentas necessárias para ti e ainda podes ajudar-me ao usar estes links 🙂
Para encontrares os melhores voos uso sempre o Skyscanner ou o Momondo.
Reserva já a tua estadia no Hostelworld mas se quiseres mais algum conforto podes ver outras opções no Booking.
Contrata o teu seguro de viagem. Ao optares pela IATI Seguros viajas mais descansado e ainda tens 5% de desconto se usares este link.
Queres viajar e não sabes para onde? Com a Chocolate Box podes arriscar ir num destino que só conheces 48 horas antes do dia da viagem e com o meu código NUMPOSTAL10 tens 10% de desconto!
Autor do projecto Num Postal, arquitecto de profissão, fotógrafo nas horas vagas e apaixonado por viagens. Criei o blog para que não me escape nada das minhas aventuras pelo mundo, para partilhar com os outros e para eu reviver cada uma destas experiências! Depois de viver uma temporada no Brasil, percebi que há todo um universo lá fora para descobrir e desde então nunca mais parei de ir à procura de lugares desconhecidos.
FAZ PARTE DESTE PROJECTO
Deixa um comentário e partilha as tuas dicas
POSTS RELACIONADOS
Estes são alguns dos artigos que também poderás gostar de ler