ARRAIAL DO CABO,
PRAIA, SOL E MAIS PRAIA

Uma praia paradisíaca, uma praia incrível, uma praia ainda mais incrível e outras praias ainda mais espectaculares

PUBLICADO A 14 DE JANEIRO DE 2020 | VIAGEM DE 15 A 18 DE JUNHO DE 2017

À primeira vista, o nome desta vila pode não suscitar interesse ou até mesmo algum desconhecimento mas era mais um lugar no Brasil para fazer o check e por isso decidi arriscar. Geralmente gosto sempre de ter um plano mas desta vez queria mesmo descansar e Arraial do Cabo seria o lugar ideal para não pensar em mais nada.

Falamos de uma vila piscatória que se situa numa península no estado do Rio de Janeiro. É um lugar conhecido pelo “caribe brasileiro” que vive muito do turismo de praia e é muito propício à prática de mergulho devido à agua clara e cristalina.

Acima de tudo, queríamos aproveitar o feriado do Corpo de Deus (quinta-feira) e mais um dia de “emenda” (os chamados dias de ponto no Brasil) para irmos até um lugar mais distante. No Brasil é certo que se tiver feriado a uma quinta-feira ou terça-feira o mais provável é o fim-de-semana ter quatros dias. Basicamente, foi isso que nos aconteceu…

Para lá chegar, apanhei um autocarro durante a noite desde São Paulo até ao Rio de Janeiro. No Rio encontrei-me com a minha amiga de Curitiba e outros dois amigos INOV que estavam a estagiar em São José dos Campos. Por não se tratar de uma grande metrópole, não há transportes directos para Arraial do Cabo e por isso é que tivemos de apanhar mais um autocarro desde o Rio de Janeiro, tomando mais 3 horas do nosso tempo.

Dia 1, Rota das praias:

O sol tinha acabado de nascer e seguimos pela Avenida da Liberdade, a estrada principal da vila, em direcção ao nosso hostel. Ficamos no Acquarela Hostel que se situava junto à Praia dos Anjos e tinha um ambiente muito familiar. Podiamos ter ficado a descansar depois de uma viagem de 9 horas mas não queríamos perder tempo. Assim sendo, fomos directamente à procura de um barco que nos levasse a dar uma volta pelas praias de Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

São muitas as empresas que fazem o roteiro à volta da península mas nós, como “mãos de vaca” que somos (expressão brasileira para identificar alguém que não gosta de gastar dinheiro), optamos por ver qual o passeio que nos fazia um preço mais em conta.

Praia da Ilha do Farol

O início do passeio começou na Praia da Ilha do Farol. Esta é considerada uma das praias mais perfeitas do Brasil pela clareza da sua água e qualidade da areia que resultam numa paisagem de cortar a respiração. Estes critérios de excelência só são atingidos porque esta área é uma reserva natural protegida e o acesso é muito limitado: o barco é o único meio de transporte possível e apenas um número muito restrito de pessoas pode estar ao mesmo tempo na ilha. Em algumas alturas do ano, a transparência da água permite observar algumas espécies marinhas como golfinhos, tartarugas ou até orcas (nós não tivemos essa sorte)

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

Fenda de Nossa Senhora da Conceição e Pedra do Gorila

Ao longo do passeio fomos passando por outros marcos também característicos da região. Primeiro, a Fenda de Nossa Senhora da Conceição que, segundo a lenda, foi encontrada por um pescador que viu uma imagem de Nossa Senhora na fissura localizada numa das pontas da Ilha do Farol. Do lado oposto, a Pedra do Gorila, porque de perfil lembra o rosto do animal que era visto na cidade como o guardião do mar.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

Prainhas do Pontal da Atalaia

Posteriormente, fomos até às Prainhas do Pontal da Atalaia para onde seguimos para passar a hora de almoço. É daqueles casos em que são duas praias que apenas se unem quando a maré esta baixa, formando um único areal, e é um lugar muito parecido com a Praia do Farol. Dizem que o acesso pela escadaria da praia permite ter logo uma percepção do paraíso em que nos estamos a meter… Nós chegamos de barco mas de qualquer forma a praia ficou muito bem avaliada no nosso roteiro.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

Antes de terminarmos o nosso passeio de barco ainda tivemos a oportunidade de estar um pouco na Praia do Forno mas ao fim do dia não tem o mesmo encanto. Como a praia está orientada a Nascente e tem um morro por trás, aquela hora  fica completamente ensombrada.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

Mirante do Pontal da Atalaia

Antes que o dia terminasse, não iamos perder a oportunidade de ver o pôr-do-sol no Mirante do Pontal da Atalaia. Este momento do dia é sempre especial mas neste lugar ia ser diferente do que estávamos habituados no Brasil. Devida à localização geográfica da vila, assistimos pela primeira vez ao sol a pôr-se no mar.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

Dia 2, A saga das praias continua:

Praia do Forno

O dia começou cedo na Praia do Forno. O acesso à praia é feito a partir de uma trilha que nos leva a subir um morro, permitindo ter uma noção geral da praia e apreciar as suas águas cristalinas de um ponto mais alto. Embora hajam todas estas restrições, estas medidas dão um ar mais natural aquele ambiente e faz-nos esquecer de toda a envolvência da vila. Nesta praia há muitas actividades que se podem fazer como snorkeling.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

Praia Grande

A praia do Forno era muito boa, sendo mais um dos muitos lugares que não podem escapar numa visita a Arraial do Cabo. Sabendo que havia mais para descobrir na vila, decidimos ir para o lado oposto da península até à Praia Grande. E a praia é mesmo muito grande! Na época alta este é um dos lugares mais visitados pelos turistas e a praia consegue ficar cheia. Felizmente estávamos quase no pico do Inverno… Mesmo assim o tempo estava bastante agradável e deu para acompanhar mais um pôr-do-sol memorável.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal
Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

De noite, partimos à descoberta da vida nocturna de Arraial do Cabo. Para o jantar descobrimos um restaurante português, o Bacalhau na Tuga, ao qual nos sentimos quase obrigados a ir nem que seja só para matar as saudades. Comemos muito bem e é uma referência que deixo daquele lugar. Deu para conhecer um pouco mais do espaço ao falar com os donos e no fim ainda recebemos de oferta alguns produtos portugueses.

Quanto à noite, não posso dizer que seja das mais interessantes onde já estive mas sempre tem alguns bares e bancas com bebidas espalhadas ao longo das ruas mais movimentadas para servir os seus visitantes.

Dia 3, Um dia demasiado tranquilo:

Prainha

Este dia foi ainda mais relaxado que os anteriores… Sem qualquer plano, saímos do hostel até à Prainha que se encontra junto à estrada de acesso a Arraial do Cabo. Localiza-se numa área mais urbanizada ao que vinhamos sendo habituados e ali encontramos algumas feiras que aproveitamos para comprar umas recordações. Queria tanto não pensar em nada neste dia que nem sequer trouxe comigo a minha câmara.

Até ao fim do dia pouco mais fizemos. Voltamos a dar uma volta pela noite de Arraial do Cabo e, apesar de ainda passarmos a noite no nosso hostel, seria o nosso último dia em Arraial do Cabo.

Dia 4, Regresso antecipado:

Como sabíamos que tinhamos de passar pelo Rio de Janeiro para voltar para casa, seguimos bem cedo de manhã no autocarro das 5h para uma viagem de 3 horas até Niterói (onde fiquei apenas eu) e depois para o Rio de Janeiro onde foi o resto do grupo.

Sobre Arraial do Cabo pouco mais há a dizer… Este lugar vive essencialmente das praias e do bom tempo e três dias é um período aceitável para passar umas boas férias. No entanto, com um maior planeamento e mais um ou dois dias, teria sido possível ir a Cabo Frio ou Armação de Búzios que são duas estâncias muito idênticas a Arraial do Cabo e as distâncias entre elas são muito pequenas.

Arraial do Cabo, praia, sol e mais praia_Num Postal

GOSTASTE DESTE ARTIGO? PARTILHA NAS REDES SOCIAIS

PLANEIA A TUA VIAGEM

Aqui encontras as ferramentas necessárias para ti e ainda podes ajudar-me ao usar estes links 🙂

Para encontrares os melhores voos uso sempre o Skyscanner ou o Momondo.

Reserva já a tua estadia no Hostelworld mas se quiseres mais algum conforto podes ver outras opções no Booking.

Contrata o teu seguro de viagem. Ao optares pela IATI Seguros viajas mais descansado e ainda tens 5% de desconto se usares este link.

Queres viajar e não sabes para onde? Com a Chocolate Box podes arriscar ir num destino que só conheces 48 horas antes do dia da viagem e com o meu código NUMPOSTAL10 tens 10% de desconto!

Autor do projecto Num Postal, arquitecto de profissão, fotógrafo nas horas vagas e apaixonado por viagens. Criei o blog para que não me escape nada das minhas aventuras pelo mundo, para partilhar com os outros e para eu reviver cada uma destas experiências! Depois de viver uma temporada no Brasil, percebi que há todo um universo lá fora para descobrir e desde então nunca mais parei de ir à procura de lugares desconhecidos.

FAZ PARTE DESTE PROJECTO

Deixa um comentário e partilha as tuas dicas

POSTS RELACIONADOS

Estes são alguns dos artigos que também poderás gostar de ler